Chef Mariana

Viagens pelo mundo, aprendizados ancestrais e o amor pela culinária mediterrânea: esses são os pilares que contam parte da história de Mariana
como chef de cozinha no Brasil. Aos 41 anos, a chef de cozinha é empreendedora de três renomados restaurantes em São Paulo, e segue em expansivo crescimento com sonhos cada vez maiores na disseminação da cultura grega no Brasil.

Aos 18 anos, em uma pequena cozinha do Itaim, Mariana encontrou seu primeiro desafio. Começou a trabalhar com pessoas do meio e expandiu sua capacidade de percepção em meio a sabores e paladares. Apaixonada por uma boa comida desde criança, devido às influências familiares de sua mãe, avó italiana e tias mineiras, a adolescente fez da cozinha sua maior obsessão. Decidida a ir atrás de sua paixão culinária, partiu em busca de novas referências e aprendizados pelo mundo, percebendo seu coração pulsar mais forte ao se aproximar da culinária mediterrânea.

Foram mais de 200 ilhas em sua jornada pela Grécia. Cozinhou para diferentes tipos de público, de senhoras de idade a grandes chefs, aprendeu sobre a cultura local, expandiu competências e habilidades na área gastronômica, e ao decidir retornar para o Brasil, empreendeu um de seus sonhos como chef de cozinha: MYK, conhecido como o primeiro restaurante grego contemporâneo no Brasil.

Nove anos depois, seu restaurante ainda permanece cheio de curiosos e apreciadores dos pratos gregos.

Mariana então decide expandir novamente a disseminação da cultura grega no Brasil, dando vida a mais um restaurante: Kouzina, grego de raiz. Enquanto o MYK trás receitas autorais, Kouzina nasceu para ser a cozinha grega do bairro, e apresenta pratos típicos locais da Grécia.

No final de 2018, guiada pela coragem de quem ama o que faz, a chef apresentou ao Brasil seu terceiro restaurante grego: Fotiá, descrito por ela como uma “cozinha temperada com fogo!”, incluindo receitas que expressam e representam sua personalidade.

Mesmo com as adversidades da pandemia, a chef manteve quase duzentos colaboradores ativos em seus restaurantes. Atualmente, todos seus empreendimentos possuem delivery e permanecem aquecendo o coração de todos que se deixam tocar pela cozinha grega e mediterrânea.

Atualizada e altamente criativa, dentro e fora da cozinha, Mariana agora inicia sua jornada unindo seu caminhar a outras mulheres. Sua competência para conectar culturas deu espaço ao Rose, uma casa de vinhos com menu leve e saboroso para nutrir encontros de mulheres.

Diante de tantas possibilidades culinárias, a chef de cozinha tem se mostrado expert quando o assunto é conectar e expandir paladares.